sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Livro mostra imagens de roupas feitas com lixo

Não é segredo algum que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. A produção do algodão e o processo de tinturaria, por exemplo, ainda são responsáveis por problemas ambientais e de saúde. Mas, o setor também conta com a força de nichos menores, compostos por estilistas e designers que utilizam métodos de trabalho artesanais e desenvolvem peças em pequena escala, cada vez mais de maneira ecologicamente amigável.
Por retratarem essa tendência, Aidana Baldassarre, designer argentina, e Caitlin Margaret Kelly, fotógrafa norte-americana, ganharam espaço na mídia após lançarem o livro de fotografias “Avantgarb(age)”. O livro mostra criações de roupas confeccionadas com resíduos reutilizados, feitas pela designer, e fotografadas por Caitlin. Foram usados na produção: embalagens PET, câmaras de bicicletas, plástico e embalagens TetraPack .

O segmento da moda sustentável vem ganhando simpatizantes que deixam o preconceito quanto à perda de “glamour”, e investem em peças “verdes”. Matéria-prima orgânica, especialmente o algodão, e resíduos sólidos, são materiais recorrentes nesta nova maneira de fabricação de roupas.
    
O mesmo fizeram as alunas do curso de Design de Moda da Faculdade Senac, no dia 27 de Julho, as alunas apresentaram desfile em vídeo e exposição das peças que criaram para conclusão do curso. Com o tema macro “Sustentabilidade”, cada aluna teve o desafio de criar seus próprios looks conceituais inspirados na sustentabilidade, à aluna Gabriela Ivo usou câmara de pneu, Yonara Rabelo criou look com pétalas de rosas, Cleide Cunha utilizou embalagens de Tetra Pack, Mayara Melo utilizou cordas, enquanto Selma Anjos reutilizou filtros de café para ousadia do seu look.


A moda tem como principal papel refletir e registrar seu tempo, e as práticas sustentáveis vem sendo adotadas há um bom tempo em diversos setores da sociedade. Através da coleção coletiva “A Sustentável leveza de ser consciente”, as alunas pretendem confirmar essa tendência e atrair os poucos que ainda não aderiram ao estilo de vida sustentável.



Cleide | Gabriela | Selma | Mayara | Yonara

Nenhum comentário:

Postar um comentário