sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Barbie na Moda - Transgressoras


 

TRANSGRESSORAS
Estilo anos 1970
 
Com o comportamento jovem cada vez mas estabelecido, o conceito contracultura se impunha numa realidade social. Agora "É proibido proibir". Os hippies que surgiram na década de 1960 estavam cada vez mais difundidos pelo mundo, especialmente a parti de Woodstock em 1969.

Na década de 1970 os excluídos de uma forma geral começaram a se impor nos contextos socioculturais a ponto de gerar inúmeros comportamentos, que por sua vez, refletiram na moda.

Os movimentos da "cultura black", que lutavam pelos seus direitos nos Estados Unidos, difundiram o penteado "black power"; o próprio movimento hippie, de causas comunitárias, desencadeou a moda unissex; os grupos urbanos associados à "pop music" se delinearam e ganharam adeptos, como foi o caso do "glam-rock" que gerou uma moeda excêntrica espetaculosa e com muito brilho: a era "disco" estava se impondo e definindo uma nova atitude jovem. De Londres, cidade de vanguarda no comportamento jovem, vinha então novíssimo movimento "punk", que não só contestou como também se estabeleceu. 

A década de 1970 foi marcada por significativas transgressões de modos dos jovens que se transformaram em moda.

Reprodução do traje usado pela cantora Diana Ross nos anos 1970, criação do estilista Bob Mackie. Com muito brilho, este vestido rabo-de-peixe possui também mangas-morcego, próprias da época. A flor presa ao longo cabelo complementa seu look. Um retrato da era disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário