segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Barbie na Moda - Barrocas


BARROCAS
SÉCULO XVIII

Luís XIV, o grande rei francês do período do Barroco trouxe para a França a identidade de ser um país relacionado ao requinte, ao luxo e à opulência. Os reinados seguintes, ou seja, de Luís XV e Luís XVI, agora período do Rococó, continuavam com a prática de sofisticação e glamour estabelecidos pelo Rei Sol que os antecedeu. Só que agora, com muito mais excessos e refinamentos de corte, comparados ao período anterior.

Em tudo era evidente o “horror ao vazio” que fez parte do padrão estético deste momento. Portanto, na arquitetura, na decoração e também na moda os excessos aparentes eram de fato a referência. A roupa masculina era sofisticada, bordada em fios de seda, ouro ou prata e a feminina não era tão diferente em ornamentos, diferenciando especialmente pelos enormes volumes das saias com estruturas amarradas às ancas feitas de vime para aumentar a lateral das roupas e sobressaias ornadas de lacinhos, rendinhas, fitinhas e babadinhos, assim como nos corpetes que terminavam em significativos adornos na altura do cotovelo.

Sobre a cabeça, enormes penteados eram elaborados com elementos dos mais bizarros como flores, borboletas, ovelhas, pastores, moinhos, caravelas e outras coisas mais, além de empoarem esses cabelos e penteados com farinha de trigo, pois a grande moda era ter cabelos brancos.


Carregando um par de rosas de porcelana, Barbie torna-se o retrato da realeza como Maria Antonieta, princesa austríaca que se tornou rainha da França quando seu esposo foi coroado Rei Luís XVI no século XVIII. Ela traja um extravagante vestido azul com dobras, laços e rendas, próprios do estilo Rococó. Seu colar de diamantes ficou famoso por desencadear a Revolução Francesa.
Nome: Maria Antonieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário