terça-feira, 11 de outubro de 2011

Barbie na Moda - Medievais

MEDIEVAIS
SÉCULOS XI a XIV

Este momento da história foi marcado na Europa por um pensamento associado às questões religiosas cristãs que muito refletiu na produção cultural da época. Período das grandes catedrais góticas que deixavam o homem diminuto mediante a lembrança da grandeza divina.

Devido a este pensamento de caráter teocêntrico, as roupas femininas, principalmente, deixaram de ter o compromisso de sedução e tornaram-se bem austeras sem delinear as linhas do corpo e sem decotes que evidenciassem o colo. Tudo era velado através dos tecidos em longas roupas denominadas “hopalandas”, que eram caracterizadas especialmente pelas enormes mangas em sobras de tecido a partir do antebraço denominadas “mangas perdidas”.


Os cabelos eram sempre presos e orná-los com enormes adornos ou chapéus chamados “hennin” era o gosto predominante da época. Um padrão de beleza feminino muito curioso deste período era ter o ventre saliente para passar a ideia de posse material e lembrar a passagem bíblica da gravidez imaculada da Virgem Maria.


Inspirada nas lendas do Castelo de Camelot, Barbie personifica a companheira do valente Rei Arthur: a jovem rainha Guinevére. Ela está deslumbrante em seu longo vestido azul-claro de estilo medieval, bordado com fios de ouro. As longas mangas com forro dourado realçam seu modelo. Traje característico da Baixa Idade Média, século XII.
Nome: Guinevére

Nenhum comentário:

Postar um comentário