quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Barbie na Moda - Renascentista

RENASCENTISTA
SÉCULOS XV e XVI


Neste momento de sucessão ao gótico, houve uma revalorização das questões humanas da antiguidade, daí o nome "Renascimento", gerando o pensamento antropocêntrico. As artes, a arquitetura e outras formas artísticas lembravam a antiguidade clássica grego-romana.

As roupas propriamente ditas, femininas ou masculinas, não recuperaram as formas predominantes daquelas culturas, mas, em compensação, voltaram de outra forma a valorizar o corpo feminino em decotes e cinturas mais marcantes através do corpete, que aparece neste momento na moda. A parte inferior das roupas era compostas em saias armadas de luxuosos tecidos e a totalidade da roupa era chamada de "vestido vertugado". Neste período houve um grande avanço na área têxtil e veludos. Rendas e tecidos elaborados com fios de ouro ou prata deixavam a identidade de requinte, opulência e poder material ao portador. Como se não bastasse, estas roupas eram ainda bordadas com pedras preciosas e pérolas.

Não há dúvida de que o luxo fez parte do comportamento das cortes européias e estas roupas eram tão valiosas que delas, ou seja, da palavra "vestimenta" surgiu a palavra "investimento", pois era comum colocar fogo nestas roupas para poder ter um montante de metal precioso retirado das cinzas da parte orgânica do tecido, sem esquecer das pedras preciosas e das pérolas.


Barbie presta homenagem ao clássico romance "Romeu & Julieta". Como a apaixonada Julieta, Barbie captura toda a riqueza dos costumes renascentistas. Ela traja um lindo vestido de cintura alta de veludo, com uma dramática cauda que cai de seus ombros e mangas bufantes no alto. 

Nome: Julieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário