quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Barbie na Moda - Damas


DAMAS
ESTILO ANOS 1900 - 1910

O final do século XIX e o princípio do século XX, até o início da I Guerra Mundial (1914 - 1918) foi um momento de grande requinte e sofisticação. Não foi à toa denominado de "La Belle Époque" (A Bela Época).

Na Belle Époque da primeira década do século XX e do início da década de 1910 já se notava diferenças da austera Belle Époque do final do século XIX. As mulheres agora, apesar das roupas longas, já estavam usando duas peças, ou seja, o casaco e a saia, denominada em francês de "tailleur". Em hipótese alguma a aparência feminina estava masculinizada, uma vez que duas peças identificavam o universo das roupas masculinas, mas sim, eram sofisticadamente femininas. A cintura era muito marcada - algumas chegavam a operar para serrar a costela flutuante para caberem em seus afuniladíssimos espartilhos, que estabeleciam um padrão de beleza cuja cintura deveria ter em torno de 40 centímetros de circunferência. As saias tinham o formato sino que antes de abrir na borda, afunilavam a altura das panturrilhas. Nas mãos usavam delicadas bolsinhas de alça na qual levavam seus sais caso desmaiassem e precisassem de um estimulante olfativo para voltar à normalidade e, na cabeça, penteavam-se em coques fofos encimados por enormes chapéus adornados com flores e plumas. 

Não mediam esforços para estar dentro dos padrões estéticos vigentes à época. Tudo pela moda!   

Barbie acompanha as novas tendências no início do século XX: ela se libertou do espartilho, eventualmente mostra o tornozelo, e pode passear pelos parques com maior independência. Seu traje, de duas peças, está elegantemente combinado com o largo chapéu adornado com plumas e flores.
Nome: Passeio no Parque

Nenhum comentário:

Postar um comentário