terça-feira, 1 de novembro de 2011

Barbie na Moda - Vitorianas


VITORIANAS
SÉCULO XIX

O século XIX foi de grande luxo devido ao dinheiro advindo da revolução Industrial. Desta forma, surgiu uma nova burguesia ávida a se comparar com o prestígio da aristocracia e especialmente com o da nobreza.

No final da década de 1850, através de um inglês chamado Charles Frederick Worth, radicado em Paris, surgiu o conceito da "costura", posteriormente denominada "alta costura". Tratava-se de uma roupa assinada na qual prevalecia o gosto do criador e não o da cliente e também as ideias de coleção por estação. Estava aí sendo criada a sofisticação externa da moda através de peças únicas assinadas e elaboradas para uma clientela privilegiada.

Os volumes das roupas eram enormes, adquiridos através de armações de aros concêntricos de arame chamados "armação gaiola" que davam à parte de baixo dos vestidos uma grande circunferência na qual o corpo da mulher se tornava inatingível como reflexo do distanciamento que deveria haver entre as classes sociais. Quanto maior a roda de saia, feita de um tecido à base de crina de cavalo (crinolina), maior era o prestígio sócio-financeiro não só da portadora como do seu pai ou de seu marido, estes em austeros costumes escuros e cartola.

A cintura marcada feminina estava cada vez mais evidente, valorizada especialmente pelo volume da saia. Esta foi a identidade maior deste primeiro momento da chamada "Moda Vitoriana".   

Barbie está impressionante enquanto recriação da determinada Scarlett O' Hara e do vestido usado no início do épico "E o vento levou". Ela traja um lindo vestido com armação gaiola, típico da primeira fase da Era Vitoriana. Nesta época, quanto maior o vestido, maior o status social da mulher, em meados do Século XIX.
Nome: Scarlett O' Hara    

Nenhum comentário:

Postar um comentário