quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Barbie na Moda - Garçonnes

GARÇONNES
Estilo anos 1920

A I guerra Mundial levou os homens ao campo da batalha e, as mulheres, ao campo de trabalho. Foi o início da emancipação feminina, que precisa se adaptar a uma nova realidade repleta de novidades, especialmente de comportamentos. A guerra acabou e a mulher não quis deixar de trabalhar. Com esta nova atitude de independência feminina, estava sendo delineado o padrão da mulher dos anos 1920.

Agora a moda é de fato ser emancipada. Tão independente que saiu para celebrar a alegria de viver dançando freneticamente o “jazz”, o “foxtrot” e principalmente o “Charleston”. Não foi a toa que as bainhas das saias tiveram que se encurtar até a altura dos joelhos para que elas pudessem se espernear em empolgadíssimos movimentos dançantes. Os sapatos de salto carretel precisaram inclusive de ter alcinhas no alto para que não escapassem dos pés das dançantes pernas femininas.

A androginia era o padrão vigente de beleza, tanto que as mulheres inibiam suas naturais curvas usando “achatadores de seios” e “cintas achatadoras de ancas”. O vestido agora era curto, pela primeira vez na história da moda a mulher mostrou suas pernas, apesar de usar meias de seda cor da pele, e o formato era cilíndrico que delineava a ausência de curvas do corpo feminino deslocando a cintura para o quadril, a chamada “cintura baixa” ou “baixo quadril”.

A cabeça também refletiu a emancipação ao cortar seus cabelos bem curtinhos denominados de “à la garçonne”, ou seja “à maneira dos meninos”, além de usar seus chapéus sem abas enterrados à cabeça chamados de “cloche” (sino em francês). A maquiagem era ousada, fazendo a linha “vamp” com suas “boquinhas de coração” bem mudinhas. Não se pode esquecer do enorme colar de pérolas de uma volta só, outra identidade de moda das verdadeiras “melindrosas”.

A partir de 1920, as mulheres se tornaram mais sedutoras e descontraídas. A paixão pela dança era valorizada, e para isso as mulheres usavam trajes que facilitavam seus movimentos. Barbie está exuberante  em porcelana, esculpida especialmente para receber a pose da dança da época, o Charleston. 
Nome: Charleston

Nenhum comentário:

Postar um comentário